“A Paz não é apenas um substantivo. Não é o oposto da guerra, nem tão somente uma metáfora de situação. Paz é uma escolha, um paradigma que regula as relações, uma forma de organização comunitária, um jeito de estar no mundo.
Não é um fim, mas um método para se construir com outros fins, muito mais harmonioso, justo, inclusivo e promotor do desenvolvimento pessoal e coletivo. A Paz sem ação é estagnação, é ausência”

UNIPAZ

Unipaz é movimento de educação, cuidado e práticas integrativas para o despertar de uma consciência de inteireza, de onde emana a paz nas ecologias individual, social e ambiental, rumo à sustentabilidade  com ética e respeito à vida.

Partindo do pressuposto de que a paz não consiste num estado perene de harmonia e fraternidade entre homens e nações, nem tampouco a simples ausência de guerra, Pierre Weil, fundador e mentor da Universidade Holística da Paz (UNIPAZ), iniciou a construção, juntamente a Roberto Crema e uma vasta e valiosa equipe, de uma nova educação transdisciplinar para a paz, focalizando três ecologias: A ecologia interior – a paz consigo mesmo; a ecologia social – a paz com os outros; e a ecologia planetária – a paz com a natureza.

Hoje, enquanto uma Rede Internacional, possui unidades em diversos locais do Brasil e do mundo e tem por objetivo maior a construção de um novo paradigma que permita ao ser humano, em suas dimensões física, mental, emocional e espiritual, o despertar da consciência de inteireza que os permitam relacionar-se pacificamente consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

Com projetos e cursos cuja metodologia contempla pessoas de todas as faixas etárias, os trabalhos desenvolvidos na UNIPAZ buscam trazer a consciência do papel de cada um na construção de uma nova ética orientadora das relações, rumo a uma Cultura de Paz, convidando cada um a tornar-se um beija-flor na missão de fazer a parte que lhe
cabe na transformação maior - na cura de nossa relação conosco, com os outros seres
vivos e com nossa casa-mãe – a Terra.