“A Paz não é apenas um substantivo. Não é o oposto da guerra, nem tão somente uma metáfora de situação. Paz é uma escolha, um paradigma que regula as relações, uma forma de organização comunitária, um jeito de estar no mundo.
Não é um fim, mas um método para se construir com outros fins, muito mais harmonioso, justo, inclusivo e promotor do desenvolvimento pessoal e coletivo. A Paz sem ação é estagnação, é ausência”

SOBRE OS AUTORES

PIERRE WEIL: Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris; fundador da Universidade Holística Internacional, da qual foi reitor, além de presidente da Fundação Cidade da Paz, tendo trabalhado pela construção de uma Cultura de Paz até sua passagem, em outubro de 2008. Co-fundador da Associação Internacional de Psicologia Transpessoal, da Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, Dinâmica de Grupo e Psicodrama e da Organização das Entidades Não Governamentais Brasileira junto à Organização das Nações Unidas. Indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 2003, foi um grande educador, autor de mais de cinqüenta livros e de uma centena de artigos em várias línguas.


ROBERTO CREMAPsicólogo e Antropólogo, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Université Paris 13, onde desenvolveu um projeto de pesquisa sobre a Formação Holística de Base da UNIPAZ e a sua possível convergência com a abordagem biográfica. Formação em diversas escolas humanísticas e transpessoais e criador do enfoque da Síntese Transacional - quinta força em terapia. Foi o coordenador do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ e implementador, no Brasil, da Formação Holística de Base, fundamentada na abordagem transdisciplinar (1989). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal - ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Coordenador, no Brasil, do Colégio Internacional dos Terapeutas e Reitor da Rede UNIPAZ.






AMYR AMIDEN: “Logo que conheci Amyr Amiden, percebi a importância da fenomenologia manifestada em torno dele. Para a ciência em geral e, mais particularmente, para a psicologia e para a física. Eu tinha debaixo dos meus olhos, uma evidencia,in vivo, da relação da consciência e da matéria e, muito mais, da ação do espírito e da consciência sobre esta” Pierre Weil.
“Tenho sido um peregrino do tempo, cuja nave desviou sua rota e pousou, por um breve período, no espaço entre a existência e o Infinito” Amyr Amiden.





JEAN YVES LELOUP: Filósofo; padre ortodoxo (hesicasta); conferencista internacionalmente conhecido; Ph.D. em Psicologia Transpessoal; doutor em Teologia pela Universidade de Estrasburgo, França. Professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA); formado em Terapia Inicática pelo próprios Karl Graf Durckheim; ex diretor do Centro Internacional Sainte-Baume. Fundador da Universidade Holística Internacional de Paris; orientador do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT) e autor de numerosas obras de espiritualidade consagradas no Brasil e na Europa.




JOHN STOKES - Fundador e diretor do The Tracking Project, Inc. em Corrales, Novo Mexico. Músico, performer, escritor e professor de rastreamento. Desde 1980 tem trabalhado e viajado muito com a intenção de resgatar a consciência e conexão com o mundo natural e a integridade dos povos nativos. Teve professores aborigenes, kanhunas e nativos norte americanos de diversas tribos. Para a biografia inteira, em inglês: http://www.thetrackingproject.org/staffjohnbio.htm 






VERA SCHILLER DE KOHN - Nasceu em 1912, em Praga, Tchecoslováquia. Vive em Quito, Equador, há mais de 50 anos. Foi aluna de Graf Dürckheim e Maria Hippius durante três anos na Floresta Negra, Alemanha.  Doutora em psicologia e iniciada na tradição Zen. Fundou o Centro de Desarollo Integral (CDI) em Quito, Equador, há mais de 35 anos. Trouxe a proposta da INICIÁTICA para a UNIPAZ de Brasília desde a primeira Formação Holistica de Base há 23 anos.


FRANCISCO DI BIASE: Francisco Di Biase é médico, neurocirurgião, formado pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1973, com especialização nos serviços do Dr. Paulo Niemeyer, e pós-graduação pela PUC-RJ. Exerce a medicina em Barra do Piraí-RJ, onde dirige o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia da Santa Casa e o Departamento de Tomografia Computadorizada.
Dedica-se à clinica privada na Clínica Di Biase, onde estruturou uma equipe transdisciplinar, integrando as neurociências e a psicologia à filosofia e medicina orientais.É Diretor e Professor do Departamento de Pós Graduação das Faculdades de Barra do Piraí e Volta Redonda(FERP).



PATRICIA LIMAVERDE NASCIMENTO: Bióloga e Mestre em Educação. Currículo pela PUC-SP. Formação Holística de Base, UNIPAZ-CE. Possui 15 anos de experiência em direção, coordenação pedagógica e docência na Escola Vila, com ênfase em novas abordagens curriculares e novas práticas pedagógicas. Adquiriu o prêmio de melhor experiência em Educação Humanitárias pelo trabalho da Escola Vila, no I Congresso Latino Americano de Educação Humanitária, promovido pelo Instituto Nina Rosa.

ANA PATRÍCIA C. BOGADO: Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Facilitadora de “A arte de Viver em Paz”, pela Unipaz/SP. Psicóloga, formada pelo Centro Universitário Salesiano – Lorena/SP. Bacharel em Psicologia, Centro Universitário Salesiano – Lorena/SP. Formação em Leitura Corporal, pelo método Namasté –São Paulo/SP. Formação em Análise Transacional, peloInstituto Gente – São Paulo/SP.






LAUREANO GUERREIRO: graduado em História (UFOP), Professor Universitário e do ensino médio. Mestre em Filosofia da Educação (UNISAL) e Ciências da Religião (UMESP). Coordenador da Pós-graduação da Unipaz (Lorena-SP) e Fundador do Instituto Diálogos do Ser.




SORAYA TERRA COURY: Nutricionista, especialização em nutrição Funcional. Praticante de yoga e  alimentação natural. Formação em Medicina Tradicional Chinesa, aplicando esta visão voltada para Nutrição e Práticas Corporais Taoístas. Curso em Dietoterapia Chinesa na Universidade de Nanjing - China; em Tai Chi / Terapias Taoistas com o Mestre Liu Pai Lin. Co-criadora do Instituto Vida Una.







SOLANGE CIANNI: Solange Cianni é escritora, pedagoga e psicopedagoga, faz parte do "Casa de Autores" Brasília - DF.